QUEM SOMOS / COMPROMISSOS

Os nossos compromissos, as nossas melhores práticas, são as ações e comportamentos que todos os Decathlonianos têm desde 1976.
Fazem parte da essência da Decathlon e alteram-se tendo em conta o desenvolvimento da sociedade e da economia.

Descobre abaixo as 5 VERTENTES!


  • COMPROMISSO AMBIENTAL

    Há vários anos que a Decathlon reflete e aplica ações que contribuem na melhoria do seu impacto ambiental. Isso concretiza-se pela recolha de produtos usados, pelas rigorosas regras ambientais internas na produção dos seus artigos, pelas matérias primas utilizadas, pela colocação de sistemas de iluminação de baixa tensão, pela redução do uso de embalagens, pela optimização dos transportes e pelo melhoramento das capacidades energéticas nas suas infra-estruturas, mas também, pela mobilização de cada colaborador nos seus gestos diários.
    Compromissos Ambientais
  • A NOSSA RAZÃO DE SER

    Somos mais de 83 000 colaboradores, unidos em torno de dois valores: vitalidade e responsabilidade.
    Há 42 anos, que estamos ao lado dos desportistas, ouvindo-os para entender as suas necessidades e oferecendo-lhes produtos técnicos e atrativos aos preços mais baixos. 
    As nossas equipas de design assinam produtos adaptados aos nossos utilizadores, para facilitar a sua prática, seja qual for a idade ou o nível, para que aproveitem os prazeres e os benefícios do desporto. Queremos que os nossos produtos sejam acessíveis a tantas pessoas quanto possível.
    Desafios
  • SENTIDO DE FORMA SUSTENTÁVEL

    Tendo em conta, que o mundo está marcado por rápidas mudanças, que induzem alguma instabilidade quer ao nível das desigualdades, quer ao nível da degradação climática, as empresas devem ajudar a enfrentar estes desafios e transformar-se.
    Acreditamos que o nosso projeto humano focado na "Liberdade e Responsabilidade", gera profundas transformações nas nossas equipas em direção a uma maior motivação, flexibilidade e reatividade, o que levará a respostas mais rápidas e eficientes às transformações da sociedade.
  • AS PESSOAS NO CORAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

    Um dos nossos pontos fortes é colocar o desenvolvimento dos colaboradores no centro do nosso projeto. Ao dar a cada um responsabilidades, fortalecemos o compromisso e o prazer no trabalho.
    Para garantir o desenvolvimento da Decathlon, promovemos principalmente a mobilidade interna e oferecemos às equipas ferramentas e processos ad hoc. A diversidade de funções e países em que a Decathlon está presente oferece muitas oportunidades de desenvolvimento de carreira e mobilidade geográfica.
    pessoas centro
  • RESPONSABILIDADE E LIBERDADE

    Com o passar do tempo a Decathlon mudou.
    Enquanto respeitamos o passado, continuamos a evoluir e a inovar para melhorar o que já somos, incluímos cada vez mais responsabilidade e liberdade. É um princípio simples: para que os membros das equipas se envolvam no sentido da empresa, eles devem ser livres para tomar decisões, se necessário em consulta, e assumir a responsabilidade por elas.
    Em 2016, a Decathlon escreveu a sua visão a dez anos com os colaboradores de todos os países, onde decidiram as orientações estratégicas que servirão para orientar o futuro da empresa.
    responsabilidade liberdade
  • DESENVOLVER COMPETÊNCIAS, REVELAR TALENTOS

    Na Decathlon, "o enriquecimento do homem pela responsabilidade" é o centro das nossas estratégias humanas.
    Para que os colaboradores participem no seu projeto profissional, propõe-se um plano de formação individual relacionado com a sua atividade e oferecem-se formações em gestão e desenvolvimento pessoal.
    Também disponibilizamos uma plataforma de e-learning para que possam aprofundar os seus conhecimentos.
    competencias
  • SAÚDE ATRAVÉS DO DESPORTO

    Uma pesquisa realizada pela Decathlon revela que "manter a forma" é o primeiro fator motivador para os praticantes de desporto, que precisam de "relaxar e diminuir o stress".
    Porque o sentido da Decathlon é tornar o desporto acessível ao maior número de pessoas e assim contribuir para o bem-estar de todos, a empresa considera a saúde e a segurança no trabalho como uma das principais responsabilidades perante os seus colaboradores.
    Praticar desporto dentro ou fora do horário de trabalho, sozinho ou a partir de uma reunião acaba por ser uma excelente estratégia para promover a saúde, fortalecer a coesão e criar ligações fora das áreas habituais de trabalho.
    aeguranca
  • ATRAIR, REMUNERAR E MOTIVAR

    Três vontades orientam a nossa política de remuneração: transparência, justiça e coerência. O pacote de remuneração consiste numa parte individual fixa, relacionada com as responsabilidades e uma parte coletiva variável, relacionada com o desempenho da equipa.
    Assim, a remuneração reflete as estratégias económicas gerais da empresa, ao mesmo tempo em que é adaptada aos mercados locais.
    Portugal, é um dos países onde todos os anos partilhamos uma fatia do resultado da empresa com os nossos colaboradores.  Damos também a oportunidade de serem acionistas e ter anualmente os benefícios da valorização das ações da empresa.
    atrair e motivar
  • PROMOVER A EMPREGABILIDADE

    A Fundação Decathlon, apoia desde França muitos colaboradores na implementação de projetos com utilidade social para pessoas em situações frágeis, usando o desporto como fator de integração.
    Em 2015, a utilidade da sua missão foi fortalecida ao integrar o desejo de desenvolver a empregabilidade dos beneficiários. Ao ajudá-los a se adequarem profissionalmente à organização que escolhem, promovendo assim a diversidade que visa ter um impacto forte e duradouro sobre as suas vidas e bem-estar.
    fundacao
  • PROJETAR INOVAÇÃO

    Na Decathlon, o espírito de inovação é a chave que abre as portas do mundo do desporto a mais pessoas. Por esta razão, as equipas de design concentram-se em inovações que são principalmente funcionais, no sentido de garantir que os utilizadores continuam apaixonados e satisfeitos com a prática desportiva.
    Os nossos preços são baixos, graças à nossa estratégia de "Custo Inteligente". Os nossos processos de design e produção estão totalmente integrados nesta estratégia, afim de tornar a prática desportiva acessível a todos. Assim sendo, a Decathlon defende o controlo de custos em cada nível da cadeia de valor.
    inovacao
  • PROMOVER O CONSUMO RESPONSÁVEL

    Como conseguimos conciliar o nosso modelo de negócio com base no comércio de artigos desportivos, aos preços mais baixos possível, para ser acessível a todos e ainda dar resposta às questões ambientais e às nossas responsabilidades?
    Uma das nossas soluções é encorajar os nossos utilizadores a escolher produtos ecológicos sem aumentar o preço,  o que vai influenciar as nossas estratégias de conceção, aquisição de materiais e aplicação de processos industriais menos impactantes.
    A mobilização das equipas para o eco-design e eco-inovação de produtos torna-se uma prioridade para reduzir o nosso impacto.
    consumo
  • CRIAÇÃO DE PRODUTOS SEGUROS E DE QUALIDADE

    Cada um dos nossos produtos promete satisfazer os utilizadores ao longo da sua experiência. É este o objetivo essencial que cultivamos em todas as fases de vida dos nossos produtos. Mobilizamos toda a cadeia de negócios, desde o design do produto até o serviço pós-venda, para projetar e vender produtos que respondam aos mais exigentes critérios de qualidade.
    As nossas equipas também trabalham para reduzir os riscos relacionados com a composição química, seja para nossos utilizadores, para os nossos vendedores, para os operadores que os fabricam ou para as pessoas que vivem perto dos locais de produção.
    Procuramos soluções para substituir determinadas substâncias arriscadas, muitas vezes antecipando regulamentos e padrões.
    produtos seguros
  • OFERECER SERVIÇOS PRÁTICOS E ECOLÓGICOS

    Para garantir que a nossa oferta dá a melhor resposta às expetativas dos nossos utilizadores, reforçámos a nossa estratégia "satisfeito ou satisfeito". Ou seja, qualquer produto que não obtenha um grau mínimo de satisfação dos utilizadores deve ser corrigido ou removido da lista de produtos à venda.
    Quando os produtos estão danificados, as equipas das nossas oficinas assumem a sua reparação.
    Temos ainda outras iniciativas em desenvolvimento, onde se inclui o incentivo às propostas de serviços, a economia colaborativa e a recolha de roupas usadas para dar-lhes uma segunda vida.
    servicos
  • ALGODÃO SUSTENTÁVEL

    Projetamos e fabricamos produtos (têxteis, sapatos, bicicletas, equipamentos desportivos, acessórios, nutrição, eletrónica, ótica, etc.) com marcas próprias desde 1986.
    O algodão está presente nos nossos produtos têxteis nas mesmas proporções do mercado, cerca de 30%. Esta matéria-prima tem importantes impactos ambientais e sociais. 
    Por isso temos uma especial atenção e estamos comprometidos, por vários anos, com uma abordagem de compra responsável. Assim, o nosso compromisso engloba três tipos de algodão mais sustentável.
    algodao
  • ECO-DESENVOLVER A NOSSA REDE GLOBAL

    Já somamos 42 anos e um desenvolvimento bastante dinâmico. 
    A fórmula do sucesso, deve-se às nossas equipas, que reforçam o progresso diário nos países europeus, bem como a vontade de continuar a expansão da empresa noutros continentes, como Ásia, América ou África.
    Para apoiar este desenvolvimento no setor imobiliário, as equipas favorecem a construção ecológica de edifícios, que se traduz em benefícios consideráveis para os locais em questão.
    ecodesign lojas
  • OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE ENERGIA E RESÍDUOS

    Para a Decathlon, a preservação do meio ambiente é um ponto chave da visão da empresa. Em cada um dos países onde temos lojas, existe um líder no consumo de energia que é responsável pela redução do consumo de energia local. Estamos a desenvolver estratégias para aumentar as nossas compras de energia a partir de fontes renováveis e assim reduzir as nossas emissões de CO2.
    A gestão de resíduos também é uma questão importante, sendo a  nossa ambição aumentar continuamente a taxa de classificação nas nossas lojas e armazéns. 
    energia
  • TRANSPORTAR PRODUTOS, MOBILIDADE ECOLÓGICA

    O transporte é um dos setores prioritários para tomar medidas no sentido de se melhorar a qualidade da poluição do ar, da água e do ruído, particularmente nas áreas urbanas.
    Na Decathlon, concentramos-nos em três alavancas: limitando as distâncias percorridas por artigos através de uma rede global de armazéns adaptados, maximizando o carregamento de camiões e promovendo o transporte multi-modal sempre que possível.
    Apresentamos uma diminuição da quantidade de CO2, emitida por item entregue, o que é explicado por uma melhor taxa de enchimento dos nossos camiões (especialmente para os armazéns mais distantes) e uma leve diminuição na percentagem de produtos entregues por avião.
    Em 2017, tivemos mais uma vitória em matéria ambiental com o comboio direto de Wuhan (China) a Dourges (França).
    transportes
  • PARCEIROS

    Confiamos a produção dos nossos produtos desportivos a um painel de fornecedores, organizado por processos de produção. As nossas equipas de produção locais, estabelecidas nos escritórios de produção Decathlon, são responsáveis pelo relacionamento diário com fornecedores.
    A multiplicidade de processos industriais utilizados na fabricação de produtos torna a cadeia de suprimentos da Decathlon complexa. Os nossos esforços na área industrial incluem, entre outras coisas, maior rastreabilidade, transparência e ética na condução do nosso negócio.
    As nossas equipas de produção estão regularmente nos locais para desenvolver a melhoria contínua da organização industrial (qualidade, prazos, eficiência...).
    Continuamos a desenvolver novas parcerias estratégicas, contamos atualmente com mais 31 fornecedores parceiros.
    rte
  • AGIR PARA O PROGRESSO HUMANO

    Os produtos Decathlon são fabricados em mais de 45 países, com diferentes padrões e regulamentos nacionais em matéria de saúde, segurança e direitos do trabalho.
    Neste contexto, a nossa responsabilidade é assegurar, que independentemente do local de fabrico, as condições de trabalho vão de encontro aos nossos regulamentos e requisitos.
    Estes foram incluídos na nossa Carta Social desde 2003 e são monitorados regularmente. Apoiamos ainda os fornecedores voluntários na melhoria das suas práticas de gestão.
    humano
  • IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

    Como continuamos com uma expansão global e fabricamos mais e mais produtos, como podemos limitar a poluição causada pela produção?
    Desde 2009, as nossas equipas têm trabalhado em conjunto com os fornecedores, com o principal objetivo de reduzir os riscos de contaminação da água, ar e solo para proteger os residentes que vivem perto de fábricas.
    gestao ambiental

PARTILHA #somosdecathlon